CRM-PB discute instalação da Cátedra de Bioética da Unesco Imprimir E-mail
Qui, 01 de Março de 2018 18:52

No último dia 27 de fevereiro, foi realizada a reunião para instalação da unidade do Departamento dos Países de Língua Portuguesa da Cátedra de Bioética da Unesco, em João Pessoa. Na Paraíba, a Unidade de Bioética é coordenada pelo professor e presidente do CRM-PB, João Medeiros Filho, e tem o objetivo divulgar a educação médica em bioética, através da promoção de eventos, curso, publicações, dentre outras iniciativas. Estiveram presentes os médicos João Medeiros Filho, Marcelo Queiroga, Ricardo Rosado Maia e Luciana Trindade.

O Departamento dos Países de Língua Portuguesa da Cátedra de Bioética da Unesco terá representações de todos os países da lusofonia, bem como de comunidades lusófonas espalhadas por todo o mundo para, disseminar os valores e ideais da bioética contemporânea.

A Cátedra de Bioética da Unesco, liderada pelo consagrado professor Amnón Carmi, foi criada em 2001 para coordenar uma Rede Internacional de Institutos de Formação Ética Médica e para desenvolver um programa atualizado para a educação médica que satisfaça os requisitos das escolas de Medicina do mundo. A Rede consiste em diversas unidades nos cinco continentes e tem produzido muitos manuais de ensino, material de leitura e livros.

Na Paraíba, entre as atividades programadas estão:
1 - Avaliar o estágio atual do ensino da Bioética nos cursos de graduação de Medicina e na Residência Médica.
2 - Incluir o ensino da Bioética no Programa de Educação Médica Continuada do CRM-PB
3 - Realização de eventos para difundir a Bioética na sociedade civil em geral
4 - atuar junto ao Poder Público para promover o ensino da Bioética na Rede Público no ensino médio.

Última atualização em Sex, 02 de Março de 2018 10:33

Av. Dom Pedro II, 1335 – Centro.  João Pessoa - PB | CEP. 58013-420 | Fone: (83) 2108-7200 | E-mail: crmpb@crmpb.org.br