Rede dos Conselhos de Medicina
Dia do Médico será comemorado com palestras, apresentações artísticas e homenagens Imprimir E-mail
Qua, 02 de Outubro de 2019 08:57

O Dia do Médico será comemorado na Paraíba com uma programação intensa e diversificada, envolvendo conhecimento, arte e homenagens a profissionais de destaque. A programação terá início no dia 15 de outubro e segue até o dia 19, na sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em João Pessoa. Durante estes dias haverá debates em três mesas redondas, realização do Fórum de Segurança para o paciente (parceria CRM-PB e MPPB), lançamento de dois livros, além de apresentações de música, exposição de fotografias e pinturas e artes cênicas.

"Resolvemos fazer uma programação ampla e variada que contemple o profissional médico como um ser humano integral. Também queremos contar com a participação dos estudantes de Medicina, ao debatermos temas de interesses deles, como as pressões da vida acadêmica e as perspectivas pós faculdade", destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

A programação alusiva ao Dia do Médico terá início, no CRM-PB, às 19h do dia 15 de outubro, com uma exposição de fotografias e pinturas de crianças e jovens com Síndrome de Down, além da apresentação da Escola de Música Juarez Johnson do Espaço Cultural.

Na quinta-feira (17), o evento tem início às 16h, com a primeira mesa redonda, que contará com a participação dos coordenadores de cursos de Medicina da Paraíba e irá debater os seguintes temas: Por que escolhi Medicina; Sonho x Realidade (As pressões da vida acadêmica); e Perspectivas pós faculdade. A partir das 17h30, haverá a mesa redonda com o tema "Ser Médico e suas implicações em três dimensões - somática, psicológica e espiritual".

Já às 18h45 terá início o terceiro e último ciclo de debates, com o tema "O ser humano integral e sua identidade sexual", no qual será discutido o ato médico frente às novas demandas da identidade de gênero.

Na sexta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, a programação começará às 20h, com apresentação do Coral do Unipê e homenagens a médicos paraibanos. A obstetra e ginecologista Maria Celli Souto de Carvalho irá receber a Comenda Lucas pelos seus 50 anos de formação em Medicina. Já os médicos José Paulo Gomes, Manoel Jaime Filho e Ricardo Antônio Rosado receberão a Comenda Genival Montenegro Guerra, por seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Após as homenagens, haverá o lançamento de dois livros de médicos paraibanos. Klécius Leite irá lançar a obra "Sementes de Mostarda: Oncologia de qualidade com humanidade (Humanidades Médicas)" e Orniudo Fernandes lançará "História da Sociedade Infectologia da Paraíba".

Já no sábado (19), será realizado o I Fórum de Segurança do Paciente - Uma visão transversal da segurança do paciente. Este evento é uma parceria do CRM-PB com o Ministério Público da Paraíba. Das 8h30 às 16h serão discutidos diversos temas como a responsabilidade dos gestores hospitalares, responsabilidade do diretor técnico, estratégias para uma assistência segura nas unidades hospitalares, dentre outros. Durante o Fórum também acontecerá a posse da Câmara Técnica de Segurança do Paciente.

Confira a programação completa aqui

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner