Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
CRM-PB presta homenagens e promove lançamento de livros no Dia do Médico Imprimir E-mail
Seg, 21 de Outubro de 2019 10:45

A celebração do Dia do Médico na Paraíba promovida pelo CRM-PB homenageou sete médicos paraibanos que, com dedicação e compromisso, contribuíram de maneira ímpar com o exercício ético da Medicina no nosso Estado. "Sempre achei que devemos homenagear em vida quem trabalha pela Medicina em favor da população. Hoje fazemos gratas e justas homenagens aos nossos colegas", disse o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Os médicos Maria Celli Souto de Carvalho, Jacinto Londres Gonçalves de Medeiros e João Modesto Filho receberam a "Comenda Lucas - Médicos de Homens e de Almas", em homenagem aos seus 50 anos de formação e de dedicação à Medicina. Já a "Comenda Genival Montenegro Guerra" foi concedida aos médicos José Paulo Gomes, Manoel Jaime Filho, Ricardo Antônio Rosado Maia e João Gonçalves de Medeiros Filho por seus relevantes serviços prestados à comunidade.

O conselheiro e médico Klecius Leite foi homenageado também por uma paciente, que destacou toda a humanidade e atenção que recebeu do médico ao longo do seu tratamento. Violinista profissional, ela tocou a Morte do Cisne para os presentes e para seu médico. O presidente do CRM-PB foi homenageado pelas mães e crianças da Associação Ame Down. A comunidade Servas de Maria também fez uma apresentação que emocionou a todos.

“Nessa intensa semana do médico homenageamos grandes nomes da medicina paraibana. Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado, também compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período, é ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas com quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que reflexão e prática andam lado a lado. Também é preciso olhar para as pessoas, pois o institucional é uma construção que traz em si marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto os que passaram como os que continuam trabalhando e dando sua construção para essa história que se busca preservar”, disse Roberto Magliano.

O evento contou com a presença de médicos, familiares e amigos, além do conselheiro federal Adriano Sérgio, o representante da Associação Médica da Paraíba, Valdir Delmiro Neto, o presidente da Academia Paraibana de Medicina, João Medeiros, o presidente do Sindicato dos Médicos, Márnio Sollermann Silva Costa, o presidente da Associação Médica de Campina Grande, Evaldo Nóbrega, e o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, entre outras autoridades.


Médicos, familiares e amigos prestigiam comemorações alusivas ao Dia do Médico

Comenda Lucas - Três médicos paraibanos, com mais de 50 anos de formação em Medicina, foram homenageados pelo CRM-PB com a Comenda Lucas – Médico de Homens e de Almas, na solenidade em homenagem ao Dia do Médico, nesta sexta-feira (18).

Maria Celli Souto de Carvalho
Nascida em 12 de outubro de 1929, na cidade de Esperança (PB), Maria Celli Souto de Carvalho formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em dezembro de 1955. Fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Centro de Estudos do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro em 1956, Especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela AMB-FEBRASGO no ano de 1970 e Especialização em Citopatologia em 1972. Foi professora de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte por mais de 20 anos, até 1984. Atuou como ginecologista e obstetra em sua clínica particular, em Natal, entre 1959 e 1988. Atualmente, aos 90 anos de idade e 64 anos de formada, ainda exerce seu ofício e paixão pela medicina na Policlínica São Lucas, em João Pessoa.

Jacinto Londres Gonçalves de Medeiros
Formado pela primeira Turma da Faculdade de Medicina da Paraíba, em 1957, Jacinto Londres Gonçalves de Medeiros especializou-se em Urologia e foi professor da UFPB entre 1958 e 1991. Conselheiro efetivo do CRM-PB na década de 70, foi um dos fundadores da Academia Paraibana de Medicina, superintendente do IPASE e do INPS da Paraíba e diretor técnico e assistencial do Hospital Universitário Lauro Wanderley entre 1986 e 1989.

João Modesto Filho
Formado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1969, é especialista em Endocrinologia e Medicina Nuclear. Fez Pós-Doutorado no Centre Hospitalier Et Universitaire de Nancy, U.NNancy – França, foi professor de Endocrinologia da UFPB e, atualmente, é professor de Endocrinologia da FAMENE. Foi presidente do CRM-PB, da Associação Médica da Paraíba e da Sociedade Paraibana de Endocrinologia. É o segundo vice presidente do CRM-PB e coordenador do Curso de Educação Médica Continuada.

Os médicos Maria Celli Souto de Carvalho, Jacinto Londres Gonçalves de Medeiros e João Modesto Filho recebem a Comenda Lucas

Comenda Genival Montenegro Guerra - A "Comenda Genival Montenegro Guerra" foi concedida quatro médicos por seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Dr. José Paulo Gomes
Formado em Medicina pela UFPB, pós-graduando em Ginecologia e Obstetrícia no INAMPS. Foi médico do trabalho na Cagepa, trabalhou nos hospitais Geral de Cabedelo, Padre Alfredo e na Maternidade Santa Maria. É médico cooperado da UNIMED, da Maternidade Frei Damião e da Clim, além de coordenador de Obstetrícia na Maternidade Cândida Vargas.

Dr. Manoel Jaime Filho
Médico pela Faculdade de Medicina da UFPB, com residência e mestrado em Gastroenterologia (PUC-RJ). Foi professor da UFPB e presidente da Sociedade de Gastroenterologia-PB. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da APMED e da Academia Paraibana de Cinema. Editor da Revista da APMED, foi conselheiro do CRM-PB, da Unimed JP e Sicredi-JP. Graduado em Filosofia, produtor 3 filmes e autor de 6 livros.

Dr. Ricardo Antônio Rosado Maia
Ingressou no Medicina da UFPB em 1966. Fez estágio em Clínica Medica no Hospital da Clinicas da USP e cursou Clínica Médica da FMUS. Como cardiologista, iniciou suas atividades em 1974 no HULW. Foi o segundo Presidente da Sociedade Norte e Nordeste de Cardiologia e Presidente da UNIMED João Pessoa. Foi superintendente do HULW-UFPB e dirigiu por dois mandatos a Apemd.

Dr. João Gonçalves de Medeiros Filho
Formado em Medicina pela UFPB (1972), fez internato no Saint Francis Hospital (USA). Mestre e doutor em Pediatria pela USP, com Residência Médica no Hospital dos Servidores do Estado-RJ. Foi fundador e Chefe dos Serviços de Neonatologia e Pediatria do HULW e do Departamento de Pediatria e Genética da UFPB. Presidiu a Sociedade Paraibana de Pediatria, a Comissão de Residência Médica do CCS e o CRM-PB. Tem mais de 50 trabalhos em revistas indexadas, capítulos de livros e publicou o livro “Neonatologia - Guia Prático”. É também professor da Famene e preside a APMED.

Os médicos José Paulo Gomes, Manoel Jaime Filho, Ricardo Antônio Rosado Maia e João Gonçalves de Medeiros Filho recebem a Comenda Genival Montenegro Guerra

Lançamento de Livros - A cerimônia em comemoração do Dia do Médico promovida pelo CRM-PB contou ainda com o lançamento de dois livros. O cirurgião e conselheiro do CRM-PB, Klecius Leite, lançou seu primeiro livro, intitulado “Semente de Mostarda – Oncologia de qualidade com humanidade”. A obra é uma coletânea de crônicas, com base em suas experiências médicas, em consultas, cirurgias e casos de pacientes, enfocando a humanidade como ato médico principal, a parte espiritual e o entorno do paciente.

A ideia do livro teve como base o projeto de combate ao câncer desenvolvido pela equipe de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa, sob coordenação do dr Klecius. O projeto, com ótimos resultados e redução no tempo de espera para cirurgias pelo SUS, foi lançado em 2013 na Assembleia Legislativa da Paraíba. O nome do projeto é uma alusão a uma parábola da Bíblia sobre o grão de mostarda, em que o reino do céu é comparado a esse grão, que é a menor das sementes, mas quando plantada, se torna a maior das árvores que abrigam e alimentam as aves do céu. “Resolvi escrever relatos de experiências que tive com meus pacientes portadores de câncer, mas nunca esquecendo do arcabouço que me segurou, Deus, a família e os amigos”, ressaltou o médico.

Já o médico Francisco Orniudo Fernandes lançou o livro História da Sociedade de Infectologia da Paraíba e Sinopse da Sociedade Brasileira de Infectologia. Na ocasião, ele agradeceu aos colegas médicos, infectologistas e falou da satisfação em lançar a publicação.

 

Os médicos Klecius Leite e Francisco Orniudo Fernandes lançam livros durante comemoração

Última atualização em Seg, 21 de Outubro de 2019 11:30
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - o site do Conselho Regional de Medicina da Paraíba -Todos os direitos reservados
Av. Dom Pedro II, 1335 – Torre.  João Pessoa - PB | CEP. 58040-440 | Fone: (83) 2108-7200 | E-mail: crmpb@crmpb.org.br