CRM-PB participa da Campanha “Eu te Acolho” Imprimir E-mail
Sex, 04 de Setembro de 2020 15:05

Setembro é o mês da campanha mundial de combate ao suicídio. Conhecida como "Setembro Amarelo", a ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, oferecer informações que as ajudem a entender as questões que geram sofrimento e doenças mentais, assim como divulgar os serviços disponíveis para atender quem precisa de auxílio.

Em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e entidades ligadas à saúde, o CRM-PB participa da campanha “Eu te Acolho”, que está divulgando para as pessoas em sofrimento psíquico e com ideação suicida que existe, na Paraíba, uma rede de cuidados em saúde mental para apoiá-las e tratá-las.

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Posvenção ao Suicídio reúne representantes do CRM-PB, MPPB, Conselho de Psicologia da Paraíba, secretarias estadual e municipal de Saúde, Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Corpo de Bombeiros e Centro de Valorização da Vida – CVV. As instituições estão mobilizadas para garantir que os serviços de apoio sejam instalados e fortalecidos e o acesso a eles seja ampliado.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos. São quase um milhão de óbitos por suicídio registrados por ano. No Brasil, estima-se que os casos passam de 12 mil, embora a subnotificação seja uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar.

Serviços de acolhimento e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico:

- CVV - Disque 188 ou acesse cvv.org.br (funciona 24 horas)
- Corpo de Bombeiros - Disque 193 (para emergências/tentativas de suicídio)
- Projeto de Suporte Psicológico - WhatsApp: (83) 99146-2469
- Ambulatório de Saúde Mental Gutemberg Botelho - Rua: Dom Pedro II, 1826 – Torre/ João Pessoa | Contato: (83) 99108-2895
- Caps Regional AD III Jovem Cidadão - Rua Safra Said Abel da Cunha, 326 – Tambauzinho/ João Pessoa | Contato: (83) 3218-5902
- Espaço de Atenção à Crise/Serviço de urgência e emergência - Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira | Endereço: Rua: Dom Pedro II, 1826 – Torre/ João Pessoa | Contato: (83)3211-9820
- Caps III Caminhar - R. Paulino Santos Coelho, s/n Bairro: Jardim Cidade Universitária - fone: 3218 – 5914 / 7008. Atendimento 24 hrs, demanda espontânea e referenciada (referencia inicial para o suicidio acima de 18 anos).
- Caps III Gutemberg Botelho - Av.: Minas Gerais,409, Bairros dos estados fone:3221-6700. Atendimento 24 hrs, demanda espontânea e referenciada.
- Caps-AD III David Capistrano - Localizado: R:.José Soares, s/n bairro: Rangel – fone: 3218 – 5244. Atendimento 24 hrs, demanda espontânea.
- Caps i Cirandar - R: Gouveia Nóbrega, s/n bairro: Roger – fone: 3214 – 6079. Atendimento segunda a sexta das 8:00 as 17:00 hrs, demanda espontânea e referenciada ( referencia para o suicidio até 18 anos).
- Complexo Hospital Municipal Tarcísio Burity – Ortotrauma: R.: Agente Fiscal Jose Costa Duarte, s/n – fone: 3214-3291 (atende demanda de urgência e emergência – 24 horas).
- Pronto de Atendimento de Saúde Mental – Pasm - R. Agente Fiscal Jose Costa Duarte, s/n – fone; 3214-3291 (atende demanda de urgência e emergência – 24 horas).
- Hospital Municipal Valentina de Figueiredo: Av. Mariângela Lucena Peixoto, Valentina I, fone – 3218-9404 (atende demanda infanto-juvenil até 14 anos).