Rede dos Conselhos de Medicina
Nota técnica orienta para investigação de eventos neurológicos temporalmente associados às vacinas contra a covid-19 Imprimir E-mail

notatecnica-vacina02O Ministério da Saúde publicou a nota técnica nº 915/2021 orientando os profissionais de saúde sobre a investigação de eventos neurológicos temporalmente associados às vacinas contra a covid-19. Conforme o documento, as notificações e a detecção de sinais poderão oferecer informações de segurança importantes a respeito da utilização da vacina. Por isso, garantir e apoiar a coleta de dados e a notificação de eventos adversos de qualidade são responsabilidades essências e imprescindíveis dos órgãos envolvidos neste trabalho.

Ainda de acordo com a nota, não há qualquer indício, até o presente momento, de que doenças neurológicas sejam contraindicação para a utilização das vacinas atualmente disponibilizadas. No entanto, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) elencou alguns eventos adversos de interesse especial (EAIE) que são selecionados por serem definidos como “de importância médica”, independentemente de atenderem às definições de casos graves, pois são eventos que podem colocar em risco o paciente. Os eventos específicos sob vigilância que se alinham a esta definição incluem: encefalomielite disseminado aguda (Adem), encefalites / encefalopatias, meningites, mielites, Síndrome de Guillain-Barré (SGB), paralisias faciais.


O Programa Nacional de Imunização reforça que atualmente os benefícios da vacinação contra a covid-19 superam os eventuais riscos associados. Além disso, o programa monitora, investiga e analisa os dados de eventos adversos das vacinas covid-19 utilizadas.

A nota técnica do Ministério da Saúde apresenta um fluxograma de investigação de eventos adversos neurológicos, orientações para solicitação de diagnóstico diferencial e os exames a serem solicitados para o diagnóstico diferencial.

Confira aqui os documentos 

Nota Técnica 915-2021-CGPNI-DEIDT-SVS-MS

Anexo- Fluxograma investigação EAG neurológicos

Última atualização em Qua, 25 de Agosto de 2021 17:29
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner