Rede dos Conselhos de Medicina
Nota Técnica do Ministério da Saúde atualiza orientações para investigação da Síndrome de Trombose com Trombocitopenia na vacinação contra a covid-19 Imprimir E-mail

notatecnica-vacinaO Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, através da Nota Técnica nº 933/2021, atualiza as orientações para investigação e manejo da Síndrome de Trombose com Trombocitopenia no contexto da vacinação contra a covid-19 no Brasil, bem como a conduta frente a ocorrência destes eventos. Conforme o documento, a identificação em tempo hábil é essencial para o manejo adequado e precoce dos indivíduos acometidos, evitando complicações e auxiliando na rápida recuperação.

A nota orienta que os profissionais de saúde devem ficar atentos a sinais e sintomas de trombose ou tromboembolismo associados a plaquetopenia para o tratamento adequado de acordo com as recomendações disponíveis. Além disso, devem orientar os indivíduos sobre os sinais e sintomas que indicam a necessidade de atendimento médico imediato.

O documento destaca também que é de extrema importância orientar a população que os benefícios da vacinação contra a covid-19 com as vacinas que utilizam plataformas de vetor viral não replicante superam em muito os riscos potenciais para quem for recebê-la. A vacina é efetiva para prevenir a covid-19, reduzindo os riscos de hospitalização e morte. É extremamente necessário esclarecer que eventos tromboembólicos ocorrem naturalmente e frequentemente na população em geral, independente de vacinação, e com frequência superior à ocorrência da TTS. A nota ainda acrescenta que as vacinas de vetor viral não são contraindicadas em indivíduos com histórico de outras tromboses ou trombofilias que não tenham sido associadas com plaquetopenia.

Os documentos anexos da nota técnica nº 933/2021 (Fluxograma de investigação de casos suspeitos de TSS; Formulário para solicitação de investigação laboratorial da TSS; Algoritmo para identificação e definição de casos de TSS para fins de vigilância de eventos adversos pós vacinação) estão disponíveis do portal do CRM-PB (www.crmpb.org.br).

Confira aqui os documentos

NOTA TÉCNICA Nº 933/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL DA SÍNDROME DE TROMBOSE COM TROMBOCITOPENIA (TTS)

Fluxograma de Investigação de Casos Suspeitos de Síndrome de Trombose Com Trombocitopenia (TTS)

Algoritmo para identificação e definição de casos de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia para fins de vigilância de eventos adversos pós vacinação

Última atualização em Qua, 25 de Agosto de 2021 17:28
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner