Rede dos Conselhos de Medicina
CRM-PB fiscaliza quatro serviços de saúde em Bananeiras Imprimir E-mail

0921-bananeirasO CRM-PB esteve na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, a 130 km de João Pessoa, no último dia 9 de agosto e fiscalizou quatro serviços de saúde: Hospital Municipal Dr Clóvis Bezerra Cavalcanti, PSF Cidade Baixa, USF Antônio Marques Neto e PSF IX Lindolfo. As fiscalizações fazem parte das ações proativas do Departamento de Fiscalização do CRM-PB.

No hospital municipal, a equipe do CRM-PB observou que algumas irregularidades constatadas na fiscalização de 26 de agosto de 2020 ainda permanecem, como o serviço de radiografia e bloco cirúrgico sem funcionar, falta de alguns itens no repouso médico e a falta de registro de ocorrências do plantão em livro próprio ao término de cada jornada. Também foi constatado que há disponibilidade de laboratório de análises clínicas 24 horas, há duas ambulâncias básicas para a remoção de pacientes, além do SAMU, não havendo dificuldades para a regulação de pacientes.


Ainda no hospital, não foi constatada superlotação. Na sala de pré-parto, parto e puerpério há três leitos (nenhum ocupado), há também três leitos destinados a pacientes confirmados com covid-19 (nenhum ocupado), uma enfermaria para casos suspeitos de covid-19 (um leito ocupado). Já a sala de observação feminina possui quatro leitos e duas poltronas (duas ocupadas) e a observação masculina possui três leitos e três poltronas (duas ocupadas).


Na USF Antônio Marques Neto, o CRM-PB observou a falta de itens básicos no consultório médico, de enfermagem, na sala de citológico e na de procedimentos. A unidade precisa de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências. A sala de vacina encontra-se desativada. Também foi observada grande quantidade de receituários previamente carimbados e assinados, configurando infração ao Código de Ética Médica. Os receituários foram retidos pelo Departamento de Fiscalização.


No PSF IX Lindolfo, a equipe de fiscalização constatou que também faltam itens básicos no consultório médico, de enfermagem, sala de citológico, de procedimentos, de vacinas e de reuniões. Há ainda uma carência de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências.


No PSF Cidade Baixa também foram encontradas inconformidades. Conforme o relatório do CRM-PB, faltam itens básicos no consultório médico, de enfermagem, na sala de citológico, de procedimentos e de vacinas. No momento da vistoria não havia itens como luvas estéreis, óculos de proteção individual, toalhas de papel, sabonete líquido, oftalmoscópio, dentre outros. A unidade carece ainda de equipamentos e medicamentos mínimos para o atendimento de intercorrências e a estrutura do setor de esterilização/expurgo é inadequada.

Última atualização em Qui, 09 de Setembro de 2021 10:04
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner