Rede dos Conselhos de Medicina
CRM-PB apresenta Retrospectiva 2021 Imprimir E-mail

O ano de 2021 foi intenso e produtivo para o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB). Após um ano da pandemia de covid-19, o CRM-PB continuou se aproximando cada vez mais dos médicos paraibanos, realizando atividades online e presenciais (seguindo os protocolos de segurança). Durante o ano, o CRM-PB mostrou o seu empenho e dedicação em prol dos médicos paraibanos, valorizando os profissionais e a saúde da população.

Apresentamos a seguir as principais ações da diretoria:

EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Em 2021, o CRM-PB trabalhou intensamente pela educação médica continuada. Com o agravamento da pandemia de covid-19 no primeiro semestre, o Conselho intensificou os cursos de “Intubação e Manejo das Vias Aéreas” para os médicos da linha de frente, que atuavam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os cursos foram realizados em João Pessoa, Sousa e Patos.

No segundo semestre, o CRM-PB iniciou a capacitação sobre “Carreira Médica”, sendo oferecida diversas turmas, abrangendo médicos de Patos, Cajazeiras e João Pessoa. Na Capital, o debate foi realizado com os médicos residentes e com alunos do último semestre do curso das faculdades Famene e Unipê.

Em novembro, o CRM-PB realizou o Encontro de Educação Médica em Diabetes, um evento presencial, em João Pessoa, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia seccional Paraíba. O CRM-PB também realizou o curso de Antibioticoterapia, na cidade de Monteiro, em setembro; e o curso de Reanimação Cardiopulmonar em Campina Grande, em outubro.


FISCALIZAÇÃO: VISTORIAS E INTERDIÇÕES

De janeiro a 10 de dezembro de 2021, o Departamento de Fiscalização do CRM-PB realizou 370 fiscalizações em unidades de saúde públicas e privadas de todo o estado da Paraíba. Foram realizadas 117 inscrições definitivas de Pessoa Jurídica e 20 inscrições provisórias.               Neste mesmo período, foram interditadas eticamente os médicos que trabalham em doze unidades de saúde e cinco ainda permanecem interditadas.

No segundo semestre de 2021, o Departamento de Fiscalização iniciou vistorias em todas as Unidades Básicas de Saúde de João Pessoa e reuniu-se diversas vezes que os gestores municipais para relatar e discutir as condições estruturais e de atendimento nestas unidades. Um relatório com todas as informações sobre os 97 prédios onde atuam 203 equipes de saúde da família será entregue à Secretaria de Saúde Municipal até o final de dezembro.

Um dos papeis do CRM é fiscalizar e denunciar as precárias condições a que os médicos e usuários estão submetidas, cobrando ações dos gestores públicos. Neste ano de 2021, o Departamento de Fiscalização adotou uma postura proativa, vistoriando hospitais, unidades básicas de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e clínicas.


NOTAS DE ALERTA E ORIENTAÇÕES

O CRM-PB publicou, em 2021, diversas notas técnicas, recomendações e notas de alerta sobre assuntos relacionados, principalmente, à pandemia de covid-19. No primeiro semestre do ano, com o aumento do número de casos de pacientes com covid, o CRM-PB passou a publicar alertas sobre a alta ocupação dos leitos dos hospitais referência no tratamento da doença. Além das notas impressas, o CRM-PB produziu e divulgou vídeos de diretores e conselheiros alertando sobre o crescimento do número de casos de covid em todo o estado e a iminência de 100% de ocupação de leitos de UTI. Também foram produzidos “Censos Hospitalares” para orientar gestores, médicos e população sobre o crescimento rápido da ocupação de leitos e o colapso em algumas unidades.

Principais temas das notas divulgadas:

- Apoio à imunização contra a covid - 15/01

- Alerta sobre o aumento da ocupação de leitos de UTI Covid no Estado - 17/02

- Cuidados covid fakenews - 21/01

- Medidas de proteção contra a covid após a vacinação - 29/01

- Vacinação médicos idosos no CRM em CG - 01/02

- Medidas contra a covid no carnaval - 18/02

- Tempo de imunização após vacinação - 19/01

- Medidas de proteção contra a covid - 03/03

- Comorbidades que garantem prioridade na vacinação contra a covid - 05/05

- Crescimento número de casos de covid na Paraíba - 17/05

- Cuidados contra a covid devem ser mantidos mesmo após a vacinação - 18/05

- Gestantes e vacina covid - 10/06

- Nota sobre a importância da segunda dose da vacina contra a covid

- Paraíba registra circulação da variante delta - 01/09

- Dose de reforço da vacina contra a covid para profissionais de saúde - 04/10

- Alerta para o crescimento do número de casos de arboviroses - 05/11 e 01/12

- Vídeos de alerta sobre a falta de leitos covid - maio

- Vídeo sobre a importância do uso de máscaras / “Escute quem intuba” - 11/06


REUNIÕES COM OUTRAS ENTIDADES

Durante o ano de 2021, a diretoria do CRM-PB participou de diversas reuniões com órgãos em defesa da saúde paraibana e com gestores públicos para discutir problemas e propor soluções. No primeiro semestre foram várias reuniões sobre a alta ocupação de leitos covid-19 nos hospitais referência, nas quais o CRM-PB ouvia os relatos dos médicos e dos diretores e sugeria soluções e intermediações com os secretários de saúde.

Também foram realizadas reuniões com os Ministérios Público Federal e Estadual para discutir a regulação de pacientes, com as secretarias de saúde municipal para discutir o plano de vacinação contra a covid, além das reuniões com os médicos residentes de João Pessoa e os gestores municipais com o intuito de melhorar as condições das unidades básicas de saúde.


MÉDICOS SEM JALECO

Criado em março de 2021, o programa “Médicos sem Jaleco” apresentou em quase nove meses (22 de março a 9 de dezembro de 2021) habilidades artísticas, criativas e esportivas de 54 médicos paraibanos. Os profissionais mostraram suas outras atividades enquanto não estão com seus pacientes.

Em outubro, o programa ampliou sua atuação, oferecendo cursos gratuitos de habilidades artísticas aos médicos paraibanos. Primeiramente foi realizada a Oficina de Pintura, ministrada pelo ginecologista e obstetra Marcelo Braga, na qual participaram cinco médicos. Em dezembro, Marcelo Braga coordenou a Oficina de Desenho, que contou com sete alunos médicos.

- De 22/03/21 a 09/12/21: 54 participantes

- Oficina de Pintura com 5 participantes

- Oficina de Desenho com 7 participantes


SECRETARIA (Serviços cartoriais)

No ano de 2021, a Secretaria do CRM-PB registrou 865 novas inscrições primárias, 226 secundárias, 74 transferências e 24 temporárias.

O Conselho também promoveu as solenidades de entrega de carteiras médicas aos profissionais recém-formados. Em fevereiro, a cerimônia foi virtual, com a entrega simbólica para jovens médicos formados pela UFPB, Unifacisa, FCM, FSM e Unipê. Em maio, houve entrega presencial em Cajazeiras e em Patos; em agosto em João Pessoa (FCM); em setembro em Campina Grande (Unifacisa).


CORREGEDORIA

Em 2021, o CRM-PB instaurou 125 sindicâncias, julgou 2 Processos Éticos Disciplinares e realizou 5 Reuniões Ordinárias de Câmara de Sindicâncias, nas quais foram apreciadas 39 sindicâncias e solicitadas abertura de 8 Processos Éticos Disciplinares.


EVENTOS

- Dia da Mulher – no dia 8 de março, foi realizado o webinar "Mulher médica: trabalho, pandemia, Burnout e superação", com a psiquiatra e professora da USP, Carmita Abdo. No dia 31 de março as médicas presidentes das Sociedades de Especialidades Médicas foram homenageadas pelo CRM-PB


- Eleição e posse da nova diretoria do CRM-PB – 1º de abril

Presidente: João Modesto Filho

Primeiro-Vice-Presidente: Antônio Henriques de França Neto

Segunda-Vice-Presidente: Débora Eugênia Braga Nóbrega Cavalcanti

Secretária: Luciana Cavalcante Trindade

Segundo-Secretário: Walter Fernandes de Azevedo

Tesoureiro: Heraldo Arcela de Carvalho Rocha

Segundo-Tesoureiro: Bruno Leandro de Souza

Corregedor: Klecius Leite Fernandes

Vice Corregedor: Valdir Delmiro Neves


- Posse novos delegados em Campina Grande - 26 de abril

* Socorro Ferreira Martins – delegada

* Uirá Coury - primeiro secretário

* Carlos Alexandre Galdino de Araújo - segundo secretário


- Posses de representantes do CRM:

* Cajazeiras (Pablo de Almeida Leitão titular e Luciana Modesto suplente) – 07/05

* Piancó (Ruan José Ribeiro Garrido titular e José Alencar Formiga Júnior suplente) - 22/06

* Monteiro (Danilo Mayer Feitosa de Oliveira titular e Manoel Peixoto Pinheiro Barros suplente) - 07/07


- Mês do Médico – programação de 1º a 28 de outubro

Plantio de uma árvore em homenagem aos médicos falecidos por covid-19; mensagens de autoridades eclesiásticas; oficina de pintura com o dr Marcelo Braga; entrega de diplomas de Honra ao Mérito aos médicos paraibanos com mais de 80 anos de idade; posse de 22 Câmaras Técnicas; Webinar "O médico do século XXI", com o dr Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal); lançamento de quatro livros.


- Inauguração da 3ª Delegacia Regional, em Patos - 26 de novembro

* Nilson Neto de Araújo Morais - Delegado

* Iak Sodara Batista Gomes Carneiro - Primeira Secretária

* Pedro Augusto Dias Timóteo - Segundo Secretário


- Entrega do Centro Cirúrgico Patos - 10/12


RECONHECIMENTO POR OUTROS ÓRGÃOS

Por sua dinâmica e eficiente atuação durante a pandemia de covid-19, o CRM-PB recebeu comendas e homenagens de diversos órgãos, como:

- Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas, pela atuação no Programa Médicos Contra o Coronavírus.- 19/11

- Voto de Louvor do Senado Federal pelo Programa Médicos Contra o Coronavírus - 24/11

- Voto de Aplauso da Câmara Municipal de Patos pela instalação da 3ª Delegacia Regional na cidade - 14/12


POSSE DE CÂMARAS TÉCNICAS

Em 2021, 22 Câmaras Técnicas foram empossadas:

- Medicina Intensiva

- Medicina do Trabalho

- Medicina do Tráfego

- Oftalmologia

- Ortopedia e Traumatologia

- Otorrinolaringologia

- Pediatria

- Pneumologia

-Genética

- Geriatria

- Nefrologia

- Neurocirurgia

- Neurologia

- Oncologia

- Patologia

- Patologia Clínica

- Perícia Médica e Medicina Legal

- Saúde da Família

- Psiquiatria

- Radiologia e Diagnóstico por Imagem

- Reumatologia

- Urologia


POSSE DE COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA

Em 2021, o CRM-PB deu posse aos membros das Comissões de Ética Médica de cinco hospitais paraibanos:

- Hospital Regional de Guarabira - 27/01

- Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita - 13/08

- Hospital da Unimed em João Pessoa - 20/08

- Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande - 04/11

- Hospital Hapvida em João Pessoa - 07/12


PUBLICAÇÃO DE LIVROS E E-BOOKS

Este ano, o CRM-PB lançou 4 livros:

- "Espaço, Vivências e Pessoas" (Manoel Jaime Xavier Filho)

- "Médicos contra o Coronavírus" (Bruno Leandro de Souza, Antônio Henriques, Luciana Oliveira e Kaylle Vieira)

- "Traqueostomia na era das pandemias" (Klecius Leite Fernandes)

- "Valores da vida - família, professores e amigos" (Francisco Orniudo Fernandes)

As publicações estão disponíveis no site do CRM-PB www.crmpb.org.br


COMUNICAÇÃO

1 - Assessoria de imprensa

- Número de entrevistas: 216

- CRM-PB na mídia: 468, sendo TVs (98) - Rádios (92) - Portais (278)

2 - Redes Sociais

- Número de posts publicados: 733

3 - Informativo Online

- Número de informativos publicados este ano: 26

4 - Atualização de notícias do Portal

- Número de matérias publicadas no Portal de notícias: 299

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner