Festas e homenagens marcam a semana do médico nos estados Imprimir E-mail
Qui, 21 de Outubro de 2010 10:46
A semana do médico segue marcada com várias festividades nos estados brasileiros. Na sexta-feira (22) ocorrerá o tradicional baile do Dia do Médico de Santa Catarina. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, será um dos 18 médicos homenageados na solenidade de entrega do “Diploma de Mérito Médico”. A homenagem será concedida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (Cremesc) aos profissionais com 40 anos de atividade prestadas à medicina catarinense.

No domingo (24) O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) organiza uma manifestação na Praia de Copacabana pela valorização do médico. A concentração será às 10h, no Posto 5. Está prevista panfletagem e uma passeata no trecho da orla. O evento é um aquecimento para o ato da próxima semana.

No dia 26 de outubro será o grande marco do movimento médico. As lideranças médicas se organizam para apresentar aos gestores públicos, parlamentares e à sociedade brasileira a pauta mínima de reivindicações para garantir à população assistência adequada e ao profissional condições de exercer a medicina com dignidade. A proposta é agendar reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, simbolizando o Poder Executivo. Depois do encontro, o grupo irá caminhar até o Congresso Nacional aonde promoverão um ato político com a participação de líderes partidários.

18 de outubro - Os Conselhos Regionais de Medicina lembraram o Dia do Médico (18 de outubro) com homenagens, bailes, entregas de prêmios, programações culturais e manifestações. Em várias regiões, as atividades foram promovidas em parceria com as associações médicas e os sindicatos.

As entidades médicas de Pernambuco – Associação Médica (AMPE), Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e Sindicato dos Médicos (Simepe) - promoveram uma ação social no dia 18. Durante todo o dia, os médicos realizaram 500 exames de glicose e aferição de pressão, gratuitamente. A população também foi orientada sobre a Hanseníase. “É uma data importante para reafirmar o compromisso do médico e da medicina com a população”, afirmou o presidente do Cremepe, André Longo.

Do outro lado do país, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) homenageou os médicos com 25 anos de profissão. A comenda ‘Diploma de Mérito Ético – Profissional – 25 anos’ foi concedida a 180 médicos. “Essa honraria nada mais é que fazer justiça para com esses colegas”, disse o tesoureiro do CFM, José Hiran Gallo.