Rede dos Conselhos de Medicina
Comissão Pró-SUS define ações e estratégias para 2011 Imprimir E-mail
Qui, 04 de Novembro de 2010 16:03
A diretoria executiva da Comissão Nacional Pró-SUS - formada por integrantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Associação Médica Brasileira (AMB) – reuniu-se no dia 4 de novembro, em Brasília, para traçar as estratégias de ações para o próximo ano.
 
Entre as atividades definidas, estão a ampliação da discussão regionalizada do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV); a valorização da Tabela SUS com referência à Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); e a fiscalização das condições de trabalho. Para isso, a Comissão inicia uma pesquisa nacional preliminar buscando apontar a precarização do trabalho médico.
 
“São inúmeros os problemas que os médicos enfrentam no SUS. A Comissão atuou intensamente no sentido de equacionar e criar resoluções. Para 2011 estabelecemos novas propostas a curto prazo”, apontou o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá.
 
As estratégias, estipuladas durante a reunião, serão apresentadas à diretoria das entidades médicas para que sejam efetivamente aprovadas.
 
Durante o encontro, também foram apresentadas as informações preliminares da Comissão Especial do Ministério da Saúde para criação de carreira para o Sistema Único de Saúde (SUS). A princípio, a carreira terá como objetivo a fixação de profissionais de saúde na atenção básica em áreas de difícil acesso e provimento no âmbito do SUS.

A Comissão definiu ainda os detalhes do Fórum Nacional das Entidades Médicas, a ser realizado de 8 a 10 de dezembro, em Aracaju (SE). O evento vai debater avaliação de egresso, terceirização da gestão e recertificação do título de especialista, assuntos que não foram deliberados durante o Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), realizado em julho deste ano.
 
 
 
Com informações da Fenam

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner